28 março 2011

Hipóteses sobre o surgimento da filosofia

Em resposta à pergunta "como surgiu a filosofia?" foram propostas pelo menos três conjecturas diferentes, cada qual com sua parcela explicativa.


1) SABEDORIA ORIENTAL:


Uma primeira hipótese sugere que a filosofia na verdade não passa de um produto do saber oriental aperfeiçoado pelos gregos. Como justificativa para tal conjectura, os pensadores que a sugeriram apontaram o fato de o povo grego manter um intenso comércio marítimo com os povos orientais, partilhando dos conhecimentos já existentes no Egito, na Babilônia e até mesmo na Índia e na China. 



Essa tentativa de resposta não consegue explicar como a filosofia ocidental (iniciada na Grécia com os pensadores da Jônia) estabeleceu uma tradição desvinculada da religiosidade grega e caracterizada pela crítica constante. O saber oriental permaneceu até os dias atuais como submisso às noções religiosas (Budismo, Confucionismo, Taoísmo etc.). Alguns defensores dessa hipótese pretendiam valorizar suas tradições religiosas, colocando-as na origem da filosofia. Isso ocorreu por causa do status que a filosofia gozava na cultura greco-romana que dominou o ocidente. Justino, filósofo romano convertido ao cristianismo e assassinado no ano de 165 d.C., procurou defender o Cristianismo das acusações de ser uma religião nova, uma surperstição irracional. Na visão so mártir cristão, Platão não passava de um discípulo de Moisés e a filosofia pagã teve no ocidente o mesmo papel do Judaísmo no oriente: preparar a chegada do Cristianismo. Obviamente é uma solução questionável e pouco explicativa.


2) MILAGRE GREGO:


Enquanto a hipótese anterior procurou diminuir o papel dos gregos na instituição da tradição filosófica, os pensadores renascentistas, admiradores da cultura clássica, não poupavam elogios aos gregos. Os modernos exaltaram a razão que se sobressaiu no seio do povo grego. Os defensores da tese do "milagre grego" acreditaram que a filosofia foi um rompimento radical com o discurso mítico. Um rompimento tão extremo que se assemelhou a um milagre. Como todo milagre, a filosofia foi um fato extraordinário, único e irrepetível, um evento marcante na história do ocidente e da humanidade. 



Mais uma vez, estamos diante de uma tese exagerada. É muito improvável que uma atividade como a filosofia tenha surgido espontaneamente, "do nada". A hipótese do milagre grego sem dúvida ressalta a originalidade do povo helênico, mas desconhece qualquer explicação histórica para a filosofia ter "aparecido" entre os Jônicos e espalhado para as outras colônias da Grécia.



3) PROCESSO GRADUAL:



Os historiadores contemporâneos da filosofia procuraram diminuir os radicalismo das teses 1 e 2, apresentando uma hipótese historicamente mais verossímil. Segundo essa terceira versão, a filosofia não é oriental e nem milagre, mas o fruto de um processo gestado lentamente no seio da cultura grega. Para os defensores da tese do processo gradual, a filosofia foi preparada pela própria mitologia grega, diferente da mitologia oriental por seus deuses humanizados e suas narrativas racionalizadas. Os gregos, também aperfeiçoaram conhecimentos dos orientais, fundando ciências teóricas como a astronomia, a medicina e a geometria. Além disso, a escrita alfabética foi utilizada para meios não religiosos, mas políticos. Aliás, foi na política que os historiadores encontraram a maior razão para o surgimento da filosofia. Os gregos inventaram no século VIII a.C. uma forma de governo extremamante original, na qual o cidadão (politikós) poderia e deveria participar das decisões da cidade (pólis). No sistema democrático, embora excluindo mulheres, crianças, estrangeiros e escravos, os cidadãos reuniam-se frequentemente em assembléias populares e estavam habituados a discussões públicas. Cada qual poderia pedir a palavra e defender a criação ou modificação de leis. Os homens gregos debatiam publicamente suas ideias e, para ter suas propostas aprovadas, deveriam provar seu ponto de vista, convencendo os demais. Dois séculos depois Tales propunha uma explicação desmitificada da realidade e sugeria que seus discípulos criticassem sua filosofia, apresentando teses mais racionalmente sustentadas.




2 comentários:

  1. Chega a ser paradoxal o fato de os renascentistas, que tanto admiravam a razão, proporem uma teoria quase mítica e sem fundamentos históricos para o surgimento da filosofia. Realmente as pessoas (inclusive os grandes pensadores) só pensam de forma lógica e racional em determinados momentos. Que ironia é a mente humana!

    ResponderExcluir
  2. Parabens!! Seus textos sao otimos me ajudaram muito !!!

    ResponderExcluir